
- Comunidade de Aprendizagem Novas Rotas
- Capelas, S. Miguel - Açores, Portugal
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Mega Sprint
Na quarta-feira, dia dezassete de janeiro, os alunos Vicente Oliveira, Vicente Rei e Artur Tavares participaram na fase de ilha do Mega Sprint na Escola das Laranjeiras. Foi uma atividade muito importante para promover o exercício físico e a saúde. Não sabemos em que posição ficaram as nossas crianças, pois a organização optou por dizer apenas quais eram os seis melhores participantes. As crianças gostaram muito desta experiência e querem repetir no próximo ano.
Escrito por Vicente Oliveira
Encontro com o escritor José Fanha
No dia vinte e três de novembro de dois mil e vinte e três, o Núcleo da Autonomia saiu da escola às duas da tarde no autocarro da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Chegamos à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e algumas crianças foram conprar livros à livraria Letras Lavadas, outras ficaram à espera a ler livros que estavam nas prateleiras.
Quando entramos, sentamo-nos no auditório da biblioteca e o escritor José Fanha sentou-se numa poltrona vermelha. Ele iniciou a sessão contando um pouco da sua vida e, posteriormente, leu partes de alguns dos seus livros, entre eles A menina que inventava animais, por exemplo: o formigante, que era um animal metade de elefante e metade de formiga, Era uma vez eu e Cara de camelo engasgado. O escritor explicou que tinha uma filha mais nova chamada Sara e disse que ela estava sempre com cara de camelo engasgado, mas ela não concordava com esta afirmação e ficava zangada, parecendo cada vez mais com um camelo engasgado. Certo dia, ela observou-se no espelho e viu que tinha realmente cara de camelo engasgado. Neste momento, foi para a rua a gritar, dizendo que tinha mesmo cara de camelo engasgado. Gostei desta visita, porque foi muito divertida e interessante. Texto realizado por Vicente Oliveira
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024
Visita de estudo à Biblioteca da EBI
No início do ano letivo, fomos visitar a biblioteca da EBI, fizemos um jogo chamado "Detetives da Biblioteca", no qual tínhamos de encontrar objetos. Alguns destes objetos não existiam. O meu par era a Anita e nós fomos procurar o que nos pediam. Tínhamos de encontrar uma coruja e um livro que tinha de começar com um M. Fomos muito rápidas e encontramos tudo. Eu gostei muito de fazer este jogo e de ir à Biblioteca. Quero voltar.
criado pela Mar
Visita de estudo à Sinagoga
No dia vinte de novembro de 2023, o Núcleo da Autonomia foi com o Núcleo da Iniciação à antiga Sinagoga que se situa em Ponta delgada. O autocarro foi buscar-nos à escola mais ou menos pelas 9h45 e, antes de chegarmos ao autocarro, relembramos como nos devemos comportar e fizemos pares: um da Autonomia e outro da Iniciação. Quando lá chegamos (à avenida), conhecemos o nosso guia, o senhor Miguel, andamos um pouco e chegamos a um edifício com o tal nome de Sinagoga. O edifício tinha dois pisos, o primeiro tinha uma espécie de banheira que os Judeus usavam para fazer os batizados e o segundo piso tinha vários objetos, por exemplo: a tora, que é uma capa que protege os livros sagrados, a Menorah que servia para dar luz nas cerimónias e a Mezuza que serve para abençoar os visitantes. Por fim, entramos no local de culto da Sinagoga. Quem cuidava deste espaço eram as irmãs Raquel e Mólia. O senhor Miguel explicou-nos mais algumas coisas, por exemplo: que eram precisos dez homens, no mínimo, para celebrar a cerimónia/missa. Também explicou que é para ali que vai a Tora e mostrou-nos duas coisas muito interessantes: a placa dos dez mandamentos e o que havia debaixo dos bancos, ou seja, lá estavam objetos muito antigas que os judeus faziam, uma espécie de livros com coisas escritas e os nomes deles. No final, esclarecemos as dúvidas. Aprendi muitas coisas, entre elas que os hebraicos escrevem de trás para a frente, gostei muito desta visita de estudo.
Feito por Sofia Almeida e Anamar Mendes
Atividade "Empreendedor por um dia"
No dia catorze de dezembro de dois mil e vinte e três, pelas 10:00 horas, o Núcleo da Autonomia inaugurou a feira de empreendedorismo com a banda escolar.
Depois, estivemos todo o dia a vender os nossos produtos. Esta atividade foi um sucesso e gostamos muito. Queremos repetir.
Feito por Miguel Câmara
Subscrever:
Mensagens (Atom)